P - Como vamos usar esterco, os canteiros devem ficar bem afastados da casa?

R - Não necessariamente, pois existem muitos minhocários instalados em quintais de residências sem nenhum problema. O esterco curtido perde o cheiro e o húmus tem cheiro de terra úmida. Aconselho a você a visitar um minhocário e verificar se você terá algum problema com o cheiro. O que deve ser considerado é a movimentação do material o qual necessitará algum espaço para o manejo.

P - Posso criar minhocas num canteiro de horta?

R - Sim. Não existe local específico. Algumas pessoas criam num cercado de bambu, numa vala, em caixotes, em canteiros de alvenaria, em caixas d'água, em gavetas de latão, etc... Depende do espaço que se possui, de quanto se quer investir, do material disponível, em fim, não existe melhor lugar.

P - O piso deve ser cimentado?

R - Não necessariamente pois as minhocas não costumam fugir pela terra. Se tiver de fugir, elas saem por cima do canteiro. Mas se tiver alimento e condições razoáveis de umidade e temperatura, elas não vão fugir.

P - Qual o tamanho ideal do canteiro?

R - A largura deve ter 1 metro para facilitar o acesso por ambos os lados. A profundidade normalmente utilizada varia em torno de 30-40 cm. O comprimento irá depender do espaço disponível.

P - Ouvi dizer que existem instalações em depósitos, garagens e quartos. È verdade?

R - Sim. Existem instalações em ambientes fechados e pequenos com prateleiras e gavetas com uma tecnologia de manejo específico que tem sido usado com boa produtividade.

P - O canteiro tem que ter alguma cobertura?

R - As minhocas evitam claridade e calor, portanto os canteiros devem ter algum tipo de cobertura que pode ser de folhas, restos de grama, gravetos, folhas de bananeira, papelão, telhas de amianto, lonas, etc... O importante é evitar a incidência de sol como também a entrada dos predadores, alem de manter um ambiente escuro.

P - O ambiente deve ser fechado?

R -Não necessariamente. Os canteiros devem ter alguma cobertura, mas podem ficar ao ar livre. Na foto abaixo temos quatro canteiros num quintal que pode produzir cerca de 600 kg de húmus por mês.


P - Moro num local muito frio. Posso criar minhocas?

R - O que irá influenciar será a temperatura interna do canteiro, isto é, a temperatura do composto onde ficarão as minhocas. Esta temperatura deverá estar em torno de 22 graus. Existem alguns recursos para controlar a temperatura. Durante o clima frio a produção pode cair um pouco, mas logo depois voltará ao normal.


P - Posso instalar um minhocário onde o terreno é meio arenoso?

R - Sim, pois as minhocas só necessitam de matéria orgânica em decomposição (ex: esterco animal) e água doce para sua alimentação. Você deve construir um canteiro e não deixar que entre terra/areia para não prejudicar a qualidade do húmus.


Home | Apostila
Fale comigo: humuseminhocas01@gmail.com